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LINHA AUTOMOTIVA

TRATAMENTO CRIOGÊNICO PROFUNDO

Aplicação em motores e peças para competição

A seguir está uma rápida explicação de Criogenia profunda e como ela é usada em motores e seus componentes, bem como outras peças automotivas relacionadas.

Se você olhar para as peças usinadas de um motor, elas parecem muito lisas. Mas se você olhar através de um microscópio de alta potência você poderá ver que elas não são totalmente lisas. Durante o tratamento Criogênico a estrutura de grãos fecha muito, tornando assim a superfície de rolamento melhor com menos arrasto e atrito. Portanto o desempenho melhora. A grande melhoria é proporcionada devido ao alívio do estresse e  estabilização dimensional.

Peças de motor, peças de transmissão ou qualquer parte não tratadas criogenicamente estão cheias de estresse,  apenas esperando para distorcer quando atingirem temperaturas de corrida. Todas as peças usinadas e ou forjadas podem distorcer se não forem aliviadas de suas tensões. Pistões tendem a deformar devido ao estresse e alta temperatura. Quando isso acontece o pistão arrasta na parede do cilindro ocasionando perda de potência , gerando calor excessivo e desgaste nas paredes do cilindro.

O resultado final do tratamento criogênico do seu motor é um desempenho melhor e menos quebras.

Quais as partes devem ser tratadas Criogenicamente?

Todas as peças que se desgastam, quebram ou distorcem.

A seguir estão algumas partes de um motor e o que você pode esperar que ocorra após o tratamento criogênico:

BLOCOS: Além de um melhor desempenho, reduzir o desgaste e as quebras  o tratamento dos blocos de motores, resulta em distorções reduzidas em outras partes móveis, tais como virabrequins e eixos de comando, uma vez que não estão mais predispostos a flexões e distorções indesejadas.

 VIRABREQUINS E BIELAS: Reduz atrito e o estresse ajudando a permanecer mais equilibrado, permitindo um melhor desempenho com menor desgaste e quebra.

PISTÕES: Pistões e anéis permanecem mais uniformes, com isso acontece uma melhor vedação que se traduz em compressão mais constante, melhor desempenho e quebra reduzida. Obs: Os pistões não devem ser tratados com anéis e pinos no lugar.

COMANDO DE VÁLVULAS: Apesar dos comandos não parecerem sofrer ruptura, o desgaste pode ser um problema. Com o tratamento criogênico este desgaste pode ser bastante reduzido.

MOLAS DE VÁLVULAS: Molas das válvulas mostraram um aumento na pressão (de 5 á 15%) e melhoram a vida útil em 100% ou mais.

DISCOS DE FREIO: tratamento criogênico fecha a estrutura de grãos dos discos, resultando em uma área de contato maior com as pastilhas. Reduz a abrasividade, dissipa melhor o calor e evita deformações, portanto aumenta a vida útil. Enfim, todas as partes de um motor se beneficiam com o tratamento.